BMW i8 – um super-carro com 1500cc e três cilindros

 

Quando se fala de super-carros imediatamente se imagina algo que no mínimo tenha um motor V8 no seu interior, ou preferencialmente um motor de 10 ou 12 cilindros. No caso do novo BMW i8 será portanto bastante constrangedor imaginar que este veículo tenha apenas um motor de três cilindros com 1500cc. Felizmente… isto apenas representa metade da história.

BMW_i8_01

Este motor pode ser pequeno mas é capaz de produzir 231cv e 320Nm; são 154cv por litro, que poderiam ser superiores mas que os engenheiros “limitaram” por ser o nível mais eficiente. No eixo frontal tem um motor eléctrico com 131cv e 250Nm, alimentado por um conjunto de baterias de 5kWh, e que estão ligados às rodas através de uma caixa automática de duas velocidades (no modo eDrive usa apenas a primeira velocidade).

BMW_i8_02

No eixo traseiro temos um segundo motor eléctrico, com apenas 13cv e 110Nm cuja função principal é servir como gerador para recarregar a bateria, servir de motor de arranque para o motor de combustão, e servir de “suavizador” na transferência de potência quando se alterna entre diferentes modos de condução – eliminando os habituais sobressaltos e atrasos encontrados noutros veículos híbridos nessas transições.

BMW_i8_03

Combinando-se tudo, temos 362cv e 570Nm, suficientes para um arranque fulminante (4.4s aos 100Km/h) que não deverá recear qualquer motor V8/10/12 da actualidade – especialmente no momento de parar numa estação de combustível para encher o depósito.

 

[youtube http://youtu.be/-6UssR2-NcI]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *