Toyota testa carregamento sem fios de carros eléctricos

 

A Toyota vai testar uma nova tecnologia de carregamento das baterias dos seus veículos eléctricos e híbridos através de indução, que dispensa a utilização de fios ou cabos eléctricos.

O sistema de carga sem fios utiliza a tecnologia de indução magnética, a qual transmite electricidade de uma bobine instalada no solo para outra presente no veículo, alterando o campo magnético entre elas, tornando o processo de recarga mais simples e conveniente, eliminando a necessidade de manuseamento de cabos.

Toyota_Wireless_Charging_01

Desenvolvido com o propósito de num futuro próximo estar disponível no mercado, o sistema foi pensado para minimizar interferências electromagnéticas em equipamentos que estejam nas imediações e reduzindo também as perdas de transmissão de energia que possam ocorrer por causa de algum desalinhamento ou diferenças de altura entre as bobinas transmissora e receptora.

Outro aspecto que também será testado é a criação de uma estrutura suficientemente robusta para suportar o peso de um veículo que lhe passe por cima e ao mesmo tempo permita a melhor eficiência de transmissão de energia pela bobina emissora instalada no piso dessa estrutura.

Toyota_Wireless_Charging_02

Para que o condutor estacione numa posição ideal para a operação de carga, a Toyota desenvolveu ainda uma nova função na assistência ao estacionamento, que apresenta a posição da bobina emissora no ecrã permitindo o alinhamento correcto para um melhor carregamento das baterias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *