Porque motivo não se modernizam as caixas negras dos aviões?

 

O recente caso do voo desaparecido MH370 veio relembrar como é que se pode admitir que num mundo repleto de alta tecnologia, onde podemos saber por onde andam os nossos amigos olhando para um smartphone, seja possível “perder-se” um avião durante semanas. E vem também levantar a questão da modernidade (ou melhor dizendo, da falta dela) das caixas negras que seguem a bordo.

Já abordei no Aberto até de Madrugada a questão de como funciona uma caixa negra, e do seu gravador circular que mantém o registo das últimas duas horas de conversa no cockpit. Um sistema que poderia ser incapaz de revelar o que se passou a bordo do MH370, que aparentemente terá permanecido em voo durante várias horas – fazendo com que estas gravações não contivessem a totalidade dos acontecimentos.

blackbox

Há por isso quem defenda que as caixas negras deveriam ser modernizadas. Usando sistemas digitais, não há motivos técnicos para que uma caixa negra não grave o registo de toda a viagem, mesmo que dure dezenas de horas, e onde para além do áudio, poderia gravar também imagens em vídeo do cockpit e demais secções do avião – mostrando o que se teria passado a bordo. Da mesma forma, em vez das volumosas e pesadas caixas negras actuais, uma caixa negra mais moderna poderia ejectar-se do avião em caso de desastre iminente, tendo boias que lhe permitissem flutuar em caso de queda no mar, e facilitando a sua recuperação em vez de se arriscarem a permanecer no fundo do mar sem que sejam encontradas.

Há até quem vá mais longe e diga que estas informações poderiam/deveriam estar a ser transmitidas em tempo real para postos de comando em terra; e embora os custos associados fossem superiores… numa altura em que as linhas aéreas começam a vender o acesso à internet a bordo para os passageiros… não deixará de fazer sentido. Afinal… que sentido faz que um utilizador possa partilhar com o mundo, num tweet, de que o seu voo está prestes a despenhar-se, mas não ser possível ter acesso aos dados do avião e conversas do piloto sobre o que se passou?

Esperemos que tudo isto possa ser revisto em breve… e se comece a tirar partido da mais recente tecnologia onde ela puder trazer vantagens inegáveis e contribuir para a redução do número de acidentes.

 

[youtube http://youtu.be/lYj2PIoz64c]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *