Balão do Project Loon dá a volta ao mundo em 22 dias

http://abertoatedemadrugada.com/2014/04/balao-do-project-loon-da-volta-ao-mundo.html

Projecto Loon do Google, que pretende usar uma frota de balões espalhados pelo mundo para levar a internet a todo o planeta poderá parecer tão “lunático” hoje em dia como quando foi anunciado há quase um ano atrás, mas o que é certo é que o projecto continua a andar e agora atingiu um marco importante, com um balão que conseguiu dar a volta ao mundo em 22 dias… e continua a flutuar para tentar fazer uma segunda volta.

Loon_01

A grande dificuldade de utilizar balões para um projecto deste tipo é a sua dependência dos ventos atmosféricos para se deslocar. Mas desde o início do Project Loon que os seus responsáveis têm recolhido dados valiosos sobre os ventos na estratosfera que hoje em dia lhes permitem prever com muito maior precisão o comportamento do balão; aliado a melhorias na bomba que permite fazer com que o balão suba ou desça, e que graças à maior velocidade de resposta permite reagir mais rapidamente às condições atmosféricas.

Loon_02

Foi graças a estes melhoramentos que este balão conseguiu circundar o planeta sem ser “apanhado” pelos ventos do vórtice polar, que estragariam os planos de manter o balão a circular o planeta.

Será que um dia o Project Loon se irá mesmo concretizar, e teremos uma frota de balões a fornecer internet mundial de forma gratuita – ao estilo de uma rede de satélite de custos muito mais reduzidos? Que vos parece?

 

[youtube http://youtu.be/m96tYpEk1Ao]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *