Audi vai introduzir Android Auto e Apple CarPlay em 2015

A Audi anunciou esta semana que já em 2015 chegarão ao mercado os primeiros modelos da marca alemã equipados com sistemas de “infotainment” baseados nas novas plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

Audi bringt Android und iOS ins Auto

Para quem nunca ouviu falar em “infotainment”, trata-se de um sistema integrado de informação, navegação e entretenimento, que tem como objectivo principal facilitar a vida de quem conduz, mas também o entretenimento dos restantes passageiros de uma viatura. Estes sistemas apresentam informações de navegação por GPS, informações de trânsito, podem ler as mensagens SMS ou de correio electrónico recebidas no smartphone, controlar o sistema de áudio, e até mesmo o acesso à internet, quer através do smartphone ou através da inclusão de um SIM dedicado para o efeito.

Audi_CarPlay

A Apple já tinha anunciado há algum tempo o desenvolvimento da sua plataforma CarPlay, e agora foi a vez da Google apresentar o Android Auto, no decorrer do Google I/O.

Estas duas plataformas serão integradas no sistema Audi Multi Media Interface (MMI) já a partir do próximo ano, o que permitirá aos clientes da marca alemã estarem “sempre ligados e utilizar no seu carro os serviços que já conhecem dos smartphones“, referiu um responsável da Audi. A facilidade de utilização e o reduzido nível de distracção do condutor são factores importantes para a integração destas funções, mas a segurança dos dados do veículo também é um aspecto que preocupa o construtor alemão, pelo que a Audi está a separar as informações relativas ao veículo de todo o restante sistema de “infotainment”, protegendo estes dados de acessos não autorizados.

Audi_Android_iOS_2015_2

A Audi é o único fabricante do segmento “premium” que integra o grupo de fundadores do Google Open Automotive Alliance (OAA) e segundo a marca alemã, a integração do Android Auto e do Apple CarPlay no Audi MMI permitirá aos clientes escolher, a qualquer momento, qual das plataformas pretendem utilizar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *