Renault Espace fez 30 anos

Até custa acreditar que já passaram 30 anos desde que a Renault nos trouxe um “estranho” veículo chamado Espace, e que vinha estrear uma nova categoria de automóveis: os monovolume.

RenaultEspace_01

Hoje em dia ninguém olhará duas vezes para um monovolume, mas em 1984, apresentar um veículo que pretendia responder a todo o tipo de utilização que o seu dono quisesse fazer, era um conceito um pouco radical. Tradicionalmente tínhamos os carros para transportar pessoas, carrinhas para transportar carga; e com a Espace, tudo se tornava possível.

RenaultEspace_02

Poderia imaginar-se que fosse um sucesso imediato… mas não foi o caso. No primeiro mês foram vendidas apenas 9 unidades; mas depois as vantagens deste estranho e futurista veículo onde os bancos da frente podiam rodar 180º e transformar o interior da Espace numa autêntica sala de convívio (ou de trabalho), lá foram conquistando admiradores por todo o mundo.

Actualmente, o conceito de monovolume já se expandiu a praticamente todas as marcas e inúmeros modelos, dando origem também aos “mini-monovolumes” e inspirando outras máquinas icónicas como o célebre Avantime (um autêntico monovolume coupé). Mas por muito que se apreciem todos os outros modelos, os fãs dos monovolumes terão sempre um fraquinho pela versão original: a Renault Espace.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *