Se estão preocupados com a popularidade crescente dos automóveis sem condutor, muitos dos quais já começam a ser testado em vias públicas, poderão gostar de saber que este tema está a ser levado bem a sério por muitas entidades. No Michigan já arrancou a construção de uma cidade “falsa” para testar ao limite as capacidades destes veículos autónomos.
Como se pode imaginar, as pistas de teste existentes foram concebidas para testar veículos com condutores humanos. Para se colocarem à prova automóveis sem condutor é necessário algo completamente diferente, e é por isso que a Universidade do Michigan está a construir uma cidade em miniatura para testar estes veículos.
Esta cidade irá contar com todo o tipo de estradas e intersecções, edifícios com fachadas móveis para poderem reconfigurar os traçados; obstáculos; bicicletas estáticas e móveis; e até peões mecânicos que também se poderão movimentar para ver que tal os automóveis reagem (por exemplo, com um peão a passar com o sinal vermelho numa passadeira, ou uma bicicleta que sai para a estrada do meio de dois carros estacionados). Nesta cidade, poderão ser programados inúmeros cenários de teste, e é mais que certo que qualquer automóvel autónomo terá que os superar a todos antes que se coloque a possibilidade de poderem vir a ser comprados.
Mas há também outra componente que os investigadores querem testar, e que não poderá ser feito nesta cidade: avaliar que tal os condutores humanos reagem a automóveis autónomos na estrada. E para isso está programada a colocação de vários milhares de carros autónomos nas estradas reais do Michigan ao longo dos próximo anos, que permitirão recolher todo o tipo de dados “da vida real” e que sem dúvida escaparão até ao mais imaginativo dos casos que possam ser imaginados pelos investigadores.
… Depois resta saber se os automóveis sem condutor irão continuar a ser usados como veículos pessoais… ou se irão potenciar a tal revolução dos automóveis partilhados que poderão servir como rede transporte pessoal… mas dispensando a necessidade de aquisição de veículos por todas as pessoas.