O aeroporto de Dusseldorf (na Alemanha), tem um novo serviço disponível para os passageiros, trata-se de um robot que estaciona veículos. Através de uma reserva feita previamente, os utilizadores podem deixar o carro numa zona assinalada para o efeito. Depois, o sistema automatizado chamado “Ray” mede as dimensões da viatura em questão, através de scanners a laser, e coloca-a num de 249 lugares.
Thomas Nagel, da Serva Transport Systems, explica o conceito subjacente: “Podemos poupar muito espaço. É possível estacionar 40% a 60% mais carros na mesma superfície, o que é uma questão, sobretudo nos aeroportos das grandes cidades. Foi por isso que surgiu esta ideia para otimizar o espaço.”
Os robots conseguem transportar veículos até três toneladas e todo o processo está protegido por uma seguradora. Thomas Kötter, porta-voz do aeroporto, afirma: “Estamos numa fase piloto, com 249 lugares reservados para os robots. Se o sistema for adoptado, tal como esperamos, vamos considerar a sua implementação noutras áreas dos nossos parques.”
O serviço do robot Ray está disponível através de uma aplicação para smartphones. Quando os passageiros regressam, o carro é-lhes trazido automaticamente. O custo é de 29 euros por dia ou 4 euros por hora.
[youtube http://youtu.be/q3E7OG1JSKU]
[youtube http://youtu.be/nuVuEz0S16c]