Audi vai começar a produzir modelos com turbo híbrido

A Audi tem estado a testar um RS5 TDI Concept que tem a particularidade de utilizar um turbo híbrido diesel-eléctrico. Na prática o RS5 TDI Concept utiliza um motor diesel V6 de 3,0 litros, que para além de dois turbo-compressores a diesel utiliza também um terceiro compressor accionado electricamente, que imita um turbo para comprimir o ar e enviar, de imediato, potência para o motor.

AudiRS5TDIC_01

Este compressor funciona com um sistema eléctrico de 48 volts (mais 4 volts que um RS5 “normal” a gasolina) e utiliza apenas energia regenerativa armazenada em baterias de iões de lítio, para funcionar como um turbo suplementar, que consegue alcançar a sua potência máxima apenas 250 milésimos de segundo após se carregar no acelerador; este “turbo” debita a sua potência máxima durante 2 segundos, o tempo suficiente para que os dois turbos “normais” atinjam o seu pleno funcionamento e assumam o controle das operações.

AudiRS5TDIC_02

O Audi RS5 TDI Concept tem uma potência de 283 cavalos às 4.200 rpm e binário de 750 Nm; comparado com a motorização V8 de 4,2 litros a gasolina, o RS5 TDI Concept tem menos 48 cavalos de potência, mas mais 320 Nm de binário, alcançando os 100 km/h em apenas 4 segundos, menos meio segundo que a motorização V6 TDI.

Segundo a marca alemã, é possível que no próximo ano surjam no mercado os primeiros modelos equipados com o novo turbo eléctrico.

AudiRS5TDIC_03

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *