Jyrobike – uma bicicleta que se equilibra sozinha

Um grupo de engenheiros da Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, desenvolveu a Jyrobike, uma bicicleta com um sistema que permite que esta se equilibre sozinha.

Jyrobike_01

Com a Jyrobike é possível aprender a andar de bicicleta numa tarde, graças ao eixo de controlo na roda da frente que usa tecnologia giroscópica, responsável por gerar uma força estabilizadora que resiste à gravidade.No interior da roda, há uma segunda roda plástica, que gira a 1.550 rotações por minuto, produzindo uma força que obriga o ciclista a manter-se direito, mesmo quando se inclina ou oscila.

Jyrobike_02

Esta bicicleta pode ser ajustada via controlo remoto, o que permite aos pais ajustar as definições de equilíbrio, que, no entanto, pode ser dasactivado. O veículo, especialmente concebido para crianças, funciona com uma bateria que tem autonomia para mais de três horas e está dotado de efeitos sonoros que pretendem entusiasmar e motivar o ciclista, noticiou o Daily Mail.

Jyrobike_04

O projecto surgiu na Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, mas é a empresa com o mesmo nome da bicicleta que irá lançar o veículo de duas rodas, e para tal foi utilizado o sistema de “crowdfunding” do Kickstarter, tendo conseguido alcançar mais de 180 mil dólares dos 100 mil inicialmente previstos. A bicicleta será comercializada por 249 dólares (cerca de € 183), mas também será possível comprar apenas as rodas, que contêm todo o sistema de equilíbrio, por 129 dólares (cerca de 95 euros).

 

[youtube http://youtu.be/jM851QWWuxs]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *