Módulo Peregrine não vai conseguir pousar na Lua

O polémico lander Peregrine teve um problema e não deverá conseguir pousar na lua como planeado.

O Peregrine da Astrobotic iria ser o primeiro veículo comercial a pousar na lua, transportando uma série de rovers e instrumentos, incluindo os restos mortais de algumas pessoas, o que gerou alguma polémica. Mas, tal como tínhamos antecipado, chegar à lua não é algo que se pudesse dar por garantido.

Houve uma fuga de combustível do módulo que impede que o mesmo faça o pouso de forma suave como estava planeado – o que é também uma forma simpática de dizer que ainda há a possibilidade do módulo chegar à lua… despenhando-se a alta-velocidade contra o solo lunar. Até lá a NASA diz que activou todos os dispositivos e instrumentos a bordo, procurando recolher a maior quantidade de dados possíveis.

A Astrobotic diz que o módulo ainda tem combustível para cerca de 48 horas, mais do que era esperado, devido à perda de combustível se ter vindo a reduzir com o tempo. No entanto, mesmo com esta “menos má notícia”, a possibilidade de chegar à lua da forma planeada parece estar completamente posta de lado.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *