Navegação pelas rotas “mais bonitas” desenvolvido pelo Yahoo

Quem já usou qualquer sistema de navegação GPS sabe que a maioria dos sistemas lhe permite escolher entre várias alternativas de rotas: a mais curta, a mais rápida, a mais eficiente, etc. De acordo com o Yahoo, em breve será também possível escolher “a mais bonita”.

Yahoo_1

Sistemas que oferecem diferentes critérios para a navegação para além dos já referidos não são propriamente novidade. Temos sistemas para camionistas e caravanistas que permitem ter em conta as dimensões do veículo para que não se metam em estradas por onde não passem; e outros destinados aos motociclistas até permite seleccionar a rota com estradas com mais curvas e mais agradáveis para circular – mas por base têm sempre critérios matemáticos bem definidos. Agora o Yahoo quer adicionar a subjectividade da beleza à equação.

Este sistema será destinado essencialmente a percursos feitos a pé em ambientes citadinos, e para tal recorreram a um sistema de crowdsourcing para pontuar quais as áreas mais bonitas, passando a ter isso em consideração no planeamento da rota.

Yahoo_2

Se já usaram a navegação numa cidade para chegarem a algum lado, saberão que por vezes o sistema não hesita em nos mandar por alguns becos ou vielas para poupar 1m que seja, quando por apenas mais um par de passos seria possível ter seguido por uma rua mais movimentada e mais agradável.

Os resultados demonstraram que estes percursos “mais bonitos” são em média apenas 12% superiores em distância ao percurso mais curto, pelo que também não há o risco de se ir dar “uma grande volta” só para aproveitar a beleza da cidade. Combina isso com o Isoscope para saber até onde podes ir no espaço de tempo disponível, e temos a fórmula para se ir passear por uma cidade de forma bonita e rápida. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *