Tesla Model Y em versão final

A Tesla já revelou a primeira foto daquele que será o Model Y na versão final que começará a ser entregue aos clientes já em Março – e parecendo já dar uso ao novo sistema de moldes para a carroçaria.

Tal como se esperava, o Model Y não apresenta grandes diferenças face ao protótipo que foi usado na apresentação, sendo que a diferença mais visível será o facto de abandonar os frisos cromados nas janelas – de certa forma validando a opção “chrome delete” que muitos compradores optam por fazer assim que recebem os seus Tesla (cobrindo as partes cromadas com vinil preto).

Mas talvez mais interessante de um ponto de vista técnico e de produção, é que a Tesla parece realmente já estar a fazer aquilo que tinha dito, de criar a carroçaria do Model Y usando um avançado sistema de moldes que criam o carro praticamente numa peça única, em vez de necessitar de 70 painéis estampados individuais que têm que ser soldados e montados, com complexidade acrescida e maiores margens de erro, tempo e recursos gastos, etc.

Talvez seja graças a este sistema que a Tesla tenha conseguido antecipar as entregas do Model Y para Março, já que originalmente estavam programadas apenas para o Outono. Se assim for, seguramente vão haver muitos fabricantes automóveis que estarão na linha da frente para apanhar estes primeiros Model Y e os desmontar para verem que mais “segredos” a Tesla estará a utilizar na sua produção.

Em Portugal a Tesla vende o Model Y Long Range, com autonomia de 505 km, por 65 mil euros (com entregas programadas para 2021); e o Model Y Performance, com autonomia para 480 km, por 71 mil euros.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *