Renault Clio R.S. Monaco GP

Na senda do célebre Clio Williams lançado nos anos 90, chega ao mercado o Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP, uma série limitada a apenas 5 unidades para Portugal, com a distinção e a exclusividade conferida pela assinatura Monaco GP. Com um motor 1.6 turbo, com 200 cavalos e 240 Nm de binário, o Clio R.S. 200 EDC Monaco GP consegue atingir os 230 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos.

ClioRSMonacoGP_01

As diferenças em relação ao “vulgar” Clio R.S. 200 EDC são apenas visuais. A carroçaria só está disponível em duas cores – a exclusiva Branco Givre Nacarado e Cinzento Platina – mas sempre com o tejadilho em preto. Ainda no exterior, destaque para os acabamentos em preto brilhante na lâmina no pára-choques dianteiro, nas jantes em liga leve de 18 polegadas, nas protecções e puxadores das portas, bem como nos espelhos retrovisores e a assinatura Monaco GP nas laterais.

No habitáculo, destacam-se os acabamentos em “Dark Metal”, bancos dianteiros em carbono escuro com aquecimento, a assinatura Monaco GP nos tapetes (em bordado), a placa numerada Monaco GP na soleira da porta do condutor, os pedais em alumínio e o volante específico, em couro.

O Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP conta também com caixa de velocidades de dupla embraiagem de 6 velocidades, com comandos por patilhas no volante, cujas passagens sequenciais podem ser feitas em 150 milésimos de segundo.

ClioRSMonacoGP_02

O botão “RS Drive”, colocado junto à manete específica da caixa de velocidades, permite seleccionar três diferentes modos de condução para o Clio R.S. 200 EDC Monaco GP. O modo “Normal” privilegia a suavidade e o conforto, enquanto o “Sport” apura a dinâmica. Mas é no “Race” que o modelo revela o seu temperamento mais desportivo, com o acelerador a ganhar ainda mais sensibilidade, a direcção mais firme, as funções ESP e ASR são desactivadas, enquanto o Launch Control é activado. O funcionamento do Launch Control é bastante curioso: pé esquerdo no travão, pressão prolongada nas duas patilhas atrás do volante e surge logo a mensagem no painel de instrumentos “launch control on”; o veículo está imobilizado e com o pé direito no acelerador, a fundo, as rotações sobem até às 2.500 rpm; após largar o travão, bastam 6,7 segundos para alcançar os 100 km/h 🙂

O chassis incorpora apoios de compressão hidráulicos e diferencial electrónico, duas tecnologias com a assinatura da Renault Sport Technologies. Uma referência, ainda, para os travões Brembo, com estribos vermelhos.

ClioRSMonacoGP_03

O R.S. Monitor 2.0 é a ferramenta de telemetria que equipa o Clio R.S. 200 EDC Monaco GP e disponibiliza diversas informações sob a forma de manómetros, histogramas ou esquemas visuais. Os ecrãs personalizáveis do R.S. Monitor 2.0 apresentam valores instantâneos de binário, potência, temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC, binário à roda, leitura das performances, ecrã de manutenção, regulações do automóvel, entre muitas outras funcionalidades.

O Renault Clio R.S. 200 EDC Monaco GP é comercializado por € 31.450.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *