Hyundai Genesis trava automaticamente nos radares

Ainda ontem descobrimos que até os carros do Google estão programados para exceder o limite de velocidade; e agora ficamos também a saber que a Hyundai quer evitar que os condutores do seu novo Genesis tenham que pagar multas, reduzindo a velocidade automaticamente nos radares de controlo de velocidade.

Genesis_1

Quem utilizar apps de navegação como o Waze (e outras), já estará habituado a receber avisos sonoros sempre que se aproximar de pontos de controlo de velocidade com radar. Mas a Hyundai vai ainda mais longe, não só alertando o condutor com alertas sonoro, como podendo reduzir automaticamente a velocidade e travar para evitar que o veículo passe em excesso de velocidade.

É uma medida que poderá ser criticada por alguns, que achem que este sistema convida ao excesso de velocidade; mas é preciso relembrar que o sistema só funciona com os postos de radar fixos que estejam na sua base de dados, não evitando que os excessos sejam apanhados por patrulhas de trânsito, ou postos de controlo móveis. Na verdade, limita-se a fazer aquilo que a grande maioria dos condutores faz, que mesmo circulando a velocidade excessiva, travam para passar pelos radares conhecidos – ou sinalizados pelas ditas apps de navegação com idêntica funcionalidade.

Esperemos que não demore muito para que estes sistemas se tornem irrelevantes e desnecessários, quando os condutores dispensarem a intervenção de um condutor humano, e assim poderem circular à velocidade mais eficiente calculada para nos fazer chegar ao destino à hora pretendida… sem filas de trânsito capazes de fazer desesperar condutores e passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *