Renault EOLAB consome 1 litro a cada 100 quilómetros

A Renault revelou o EOLAB, um protótipo com consumos de apenas 1l/100km, a que correspondem 22 g de emissões de CO2/km.

Renault_EOLAB_01

O EOLAB integra inúmeras novas tecnologias que têm como objectivo principal tornar acessível ao maior número de pessoas os benefícios da redução dos consumos, partindo do pressuposto que estas tecnologias tenham um custo acessível. O EOLAB combina a utilização de materiais ultra leves, como o alumínio ou o magnésio, assumindo, desde o início do projecto, que a produção em série, deste tipo de veículo deverá ser possível num horizonte de 10 anos.

Renault_EOLAB_02

Este protótipo da marca francesa foi concebido tendo por base um automóvel do segmento B e integra quase uma centena de inovações tecnológicas, viáveis do ponto de vista da industrialização, que serão progressivamente integrados nos futuros modelos da gama. O excepcional consumo de 1l/100km atingido pelo EOLAB é o resultado da combinação do trabalho realizado em três vertentes: aerodinâmica, redução do peso e tecnologia “Z.E. Hybrid” gasolina-eléctrico:

  • Aerodinâmica: linhas desenhadas para oferecer a menor resistência ao ar e a introdução de equipamentos como um spoiler activo e flaps laterais que se activam como ailerons;
  • Redução do peso: uma “cura de emagrecimento” de 400 kg face a um automóvel do segmento B, graças a uma carroçaria que combina o aço, o alumínio e materiais compósitos, bem como um tejadilho em magnésio que pesa apenas 4kg. Esta redução do peso também se traduziu em dimensões inferiores do protótipo e, por consequência, em menores custos dos seus órgãos mecânicos (motor, bateria, rodas, travões…) para financiar a escolha de materiais mais onerosos para a carroçaria;
  • Tecnologia “Z.E. Hybrid”: esta nova solução híbrida recarregável assegura um nível de consumos extremamente reduzido e, sobretudo, a mobilidade “zero emissões” em trajectos inferiores a 60km, a uma velocidade até 120km/h. Esta tecnologia “Z.E. Hybrid” irá complementar, nos próximos anos, a oferta 100% eléctrica “zero emissões” da Renault.

Renault_EOLAB_03

Com o protótipo EOLAB, a Renault prepara as tecnologias necessárias de forma a conseguir colocar no mercado, até 2020, um automóvel capaz de realizar consumos inferiores aos 2l/100km, correspondendo ao desafio lançado pelo governo Francês no âmbito do seu plano “Nouvelle France Industrielle”. O EOLAB Concept tem um estilo fluido e aerodinâmico que alia o design e a tecnologia, mas também a sedução e a eficiência e será apresentado ao público no Salão de Paris, no início de Outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *