Faróis Laser do BMW i8 vão custar 9500 euros

Já tínhamos falado sobre a tecnologia de faróis laser que a BMW disponibiliza no i8 como opção; o que não se sabia era quanto é que esse “extra” iria custar para além do preço já nada barato deste super-carro eléctrico. Agora… já sabemos.

BMW_i8_laser_01

O BMW i8 é o primeiro carro de produção em série que pode vir equipado com faróis laser, mas caso queiram esse extra terão que adicionar 9500 euros ao preço total do veículo.

Não é que o sistema de luzes LED que vêm no i8 “de série” seja fraco, mas quando se colocam lado a lado ambos os sistemas, os faróis LED até se envergonham – é que os faróis laser são capazes de iluminar a estrada por 600 metros, fazendo os 300 metros dos LEDs parecerem míopes.

Mas se quiserem fazer uma decisão racional (afinal, com 9500 euros já se compra um carro inteiro!) convém estarem informados de que mesmo que optem pelos faróis laser, o mais provável é que durante a maior parte do tempo apenas tirem partido das luzes LED. É que os faróis laser trazem também a totalidade dos faróis LED normais, apenas com a inclusão do sistema adicional laser, que só entra em funcionamento quando o carro detecta que não há risco de encadeamento.

BMW_i8_laser_02

Por isso, a não ser que planeiem usar o vosso i8 para longas viagens nocturnas por estradas desertas… se calhar não vão ter muitas hipóteses de ver estes faróis laser em funcionamento. (Por outro lado, olhando-se para o público alvo deste BMW i8… não me parece que fiquem incomodados por adicionar mais 10 mil euros à conta do brinquedo para terem direito a todas as novidades…)

Talvez daqui por mais alguns anos esta tecnologia já tenha um preço que coloque ao alcance de todos – se bem que, se tivermos carros autónomos com radares e LIDAR, nem sequer precisaremos de faróis desta magnitude… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *