Lexus deixa-te fazer test drive ao RC F com os Oculus Rift

A realidade virtual vai ter um profundo impacto na nossa sociedade, e a Lexus dá-nos um dos exemplos que se poderá tornar comum no futuro. Em vez de deixar que qualquer pessoa se sente ao volante de um Lexus RC F para o levar ao limite das suas capacidades, disponibiliza uns Oculus Rift que permitirão fazer um test drive virtual.

LexusRC350_01

A experiência virtual é tornada mais real graças à utilização dos assentos, pedais e volante de um Lexus RC F real; mas tudo o resto é modelado de forma virtual, permitindo que quem queira testar o carro possa cometer todo o tipo de abusos sem o risco de danificar um carro real. E pelo que se pode perceber pela descrição algo simplista, não falta sequer um sistema de simulação de movimento que permita transmitir as sensações de aceleração.

LexusRC350_02

Não me parece difícil imaginar que os stands no futuro se tornem em autênticas “salas de jogo” com cockpits reais onde os potenciais interessados poderão fazer todo o tipo de test drives em realidade virtual com inúmeros circuitos e cenários à escolha: estradas boas, más, com chuva, dia/noite, etc.

E se estes sistemas vierem a ter preços mais atractivos, nada impede que isto possa vir a ser feito directamente de nossas casas. Há muitas pessoas que já investem pequenas fortunas em volantes e bacquets… a ideia de que poderão tornar esta experiência ainda mais imersiva com óculos de realidade virtual e um sistema de “motion control” será algo em que muitos estarão dispostos a investir ainda mais.

 

[youtube http://youtu.be/tBNWbp6rzKs]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *