Dois navios porta-contentores como o da imagem abaixo vão começar a cobrir a rota entre a Florida (Estados Unidos) e Porto-Rico. Não são os maiores navios para transporte de contentores do mundo, mas têm uma característica sem igual: emitem menos 99% de particulas contaminantes graças aos seus motores que utilizam apenas a gás natural, em vez do tradicional diesel.
Estes não são os primeiros navios a utilizar este tipo de motores, mas sim os primeiros dedicados ao transporte de carga pesada, e estão a ser construidos en San Diego pela General Electric, para a companhia de navegação TOTE Shipholdings. Cada um destes navios mede 230 metros de comprimento e custa cerca de 700 milhões de dólares (aproximadamente 550 milhões de euros). Para além do reduzido nível de emissões poluentes, estes novos navios da classe Marlin têm uma capacidade 60% superior aos actuais cargueiros da TOTE. Os depósitos de gás têm uma capacidade de 380 toneladas (no vídeo abaixo é possível ver a construção dos tanques para o gás).
[youtube http://youtu.be/v-A0nqkhYvU]
O primeiro destes novos navios começará a navegar no final de 2015 e o segundo será lançado ao mar no início de 2016. A TOTE está ainda a planear a conversão de outros dois navios, actualmente utilizados na rota do Alaska, para utilizarem o mesmo tipo de combustível. Será que em breve outras companhias de navegação vão começar a seguir este exemplo?