Primeira missão privada à Lua já vai a caminho

O Espaço começa a ficar cada vez mais pequeno e acessível (mesmo que infinitesimamente falando), já vai a caminho da Lua a primeira missão privada ao nosso satélite natural.

O 4M da LuxSpace foi lançado para o espaço a bordo de um foguetão chinês, e vai aproveitar a boleia da Chang’e 5-T1, que vai dar a volta à lua e regressar à Terra como teste para uma futura missão de recolha amostras lunares.

LuxSpace4M

Embora não se trate ainda de uma missão privada que faça aterrar uma sonda (ou recolha amostras para as trazer de regresso à Terra), esta modesta sonda que irá transmitir sinais de rádio durante toda a missão – e que a empresa convida todos os rádio-amadores a escutar e decifrar – vai-nos fazendo sonhar com um dia em que o acesso ao espaço esteja ao alcance de todos que o desejarem.

Quando à cápsula Chang’e 5-T1, essa terá um final de viagem bem mais atribulado e violento, pois terá que resistir à sempre complicada reentrada terrestre em que serão atingidas temperaturas de milhares de graus. Se tudo correr bem, para 2017 a China enviará então a sua missão “a sério”, que pousará na Lua e enviará de volta à terra mais alguns pedaços de solo e rochas lunares.

Por mim, já estava na altura de criarmos uma “Moonbase Alpha” – sem a parte da mega-explosão nuclear que atirava o nosso satélite numa viagem pelo espaço na mítica série Espaço 1999. 🙂

E sabiam que a distância da Terra à Lua permite encaixar todos os planetas do sistema solar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *