Google prepara Android M para automóveis

Parece que o Google não se contenta em ter o seu Android a funcionar como acessório nos automóveis por intermédio do Android Auto, e prepara-se para lançar uma nova versão da sua plataforma especificamente concebida para vir de origem nos automóveis: o Android M.

AndroidM_01

Não é segredo que o Google quer “revolucionar” a indústria automóvel. O gigante norte-americano tem investido fortunas a desenvolver os automóveis autónomos, forçando todos os outros a acelerarem o passo; e dentro do automóvel vai tentando facilitar o uso dos dispositivos mobile com o Android Auto – que permite que os condutores tirem partido dos seus smartphones usando os comandos e ecrãs existentes no veículo. Mas o Google não se quer ficar por aqui.

O Google está a preparar o Android M, uma versão pensada para ser integrada directamente nos automóveis, e que assim permitira uma utilização independente do Android no carro, mesmo para quem não tiver um smartphone Android.

Embora não se possa dizer que isto seja uma surpresa, há que relembrar que entrar neste segmento não é fácil (ainda recentemente tivemos o caso da Ford, que desistiu de usar o Windows nos seus carros e regressou ao QNX). Mesmo com a plataforma Android a oferecer muitos atractivos, não será fácil convencer os fabricantes a optarem por uma plataforma que tem um ciclo de vida bastante rápido – mas de qualquer forma seria um erro subestimar o Google nesta área (e em qualquer outra), pelo que vai ser interessante ver como é que este Android M se irá desenvolver.

AndroidM_02

Pessoalmente, atrai-me mais um sistema como o Android Auto que permita tirar partido de um smartphone, que poderá ser trocado a cada par de anos, ficando mais rápido e mais capaz; do que ficar dependente do hardware que temos no automóvel, e que inevitavelmente estará obsoleto ao fim de 2 ou 3 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *