Avião com motor híbrido poupa 30% de combustível

Não é só no solo que se procuram os motores mais eficientes para nos transportar de um lado para o outro. Depois de nos termos habituado a ver motores híbridos nos automóveis, também os aviões parecem estar prestes a adoptar este sistema para maior eficiência.

hybridplane_01

Enquanto não temos capacidade para criar aviões comerciais com motores 100% eléctricos, uma das opções poderá ser recorrer a motores híbridos, como o que foi demonstrado com sucesso pela Universidade de Cambridge em parceria com a Boeing.

Um pequeno avião foi equipado com um sistema de propulsão híbrido, combinando um motor convencional com um eléctrico, com vários modos de operação – incluindo o recarregamento das baterias durante o voo – tal como acontece com os automóveis. A vantagem face à utilização de apenas o motor convencional traduz-se numa poupança de 30% de combustível, graças à assistência do motor eléctrico nos momentos mais “exigentes”, e que assim permite que o motor de combustão seja especificamente optimizado para funcionar em modo de velocidade de cruzeiro.

Depois dos automóveis… os motores híbridos atacam no ar. 🙂

 

[youtube http://youtu.be/VAjbfevv9D0]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *