iGO – uma bicicleta eléctrica todo-terreno

Quem anda de bicicleta terá que gostar implicitamente de “dar ao pedal”, mas não faltam projectos que querem dar uma ajuda ao ciclista de modo a facilitar a sua tarefa. Esta iGo é uma bicicleta eléctrica… mas que foi concebida para andar fora da estrada.

iGO_fatbike_01

Tal como os veículos todo-terreno usam pneus adequados para a sua função, a iGo é uma “fatbike”, com pneus largos apropriados para actividades em terrenos onde não será aconselhável aventurarem-se com uma bicicleta de estrada.

O sistema eléctrico não dispensa que pedalem, mas tem a capacidade de sentir a força que estão a exercer e dar uma ajuda consoante o nível de assistência que definirem (entre 10 possíveis). O resultado é uma bicicleta onde atravessar terrenos mais complicados ou subidas torna-se tão fácil quanto circular em terreno plano regular.

O que será menos fácil será convencer os interessados a investir 3595 dólares (canadianos), cerca de 2500 euros, nesta iGo, que ainda por cima é um projecto do Kickstarter, e como tal é sempre um risco acrescido – pois nada garante que o projecto chegará ao fim pretendido. No entanto, pode ser que isso nem venha a ser um problema, pois o projecto apenas conseguiu angariar 85 dólares (dos 100 mil pretendidos), pelo que também poderá dar-se o caso de quem vai para o monte com a bicicleta… achar que levar uma bateria para poupar as pernas vai contra o propósito da actividade. 🙂

 

[youtube http://youtu.be/8_wLn2apOVg]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *