A Audi anunciou esta semana que o A7 cumpriu com sucesso um “teste de resistência” ao novo A7 Sportback Piloted Driving Concept, modelo com tecnologia de condução autónoma a que carinhosamente chama “Jack”, ao percorrer com sucesso os 885 quilómetros de distância que separam Silicon Valley de Las Vegas.
A marca alemã refere que este é um exemplo de como a tecnologia que permite aos automóveis circularem sem qualquer intervenção humana está cada vez mais próxima da realidade, tendo escolhido a feira CES, que termina amanhã em Las Vegas, para demonstrar estas capacidades nos seus modelos.
Na senda do Audi RS7 que esteve recentemente em testes no circuito de Hockenheim, na Alemanha, este novo protótipo mostrou ser capaz de arrancar e travar, manter velocidade de cruzeiro e distâncias, manter o carro na faixa de rodagem e realizar manobras de ultrapassagem sem qualquer intervenção do condutor, em condições de trânsito normais até 110 km/h. Além disso, o RS7 também consegue avaliar o tráfego em redor e mudar de via, caso seja necessário, ficando o condutor apenas com o papel de “supervisor” das manobras.
Este protótipo recorre a vários sensores, além de lasers alojados na grelha e na saia do para-choques traseiro, sendo que a Audi afirma que esta tecnologia está apta a ser introduzida em modelos correntes, dependendo apenas de várias disposições legais existentes em vários países.