Jaguar explora Bike Sense para alertar condutores dos ciclistas próximos

Enquanto não chegam os carros autónomos, os condutores têm que estar permanentemente atentos a tudo o que está em seu redor. Mas como errar é humano, a Jaguar quer dar uma ajuda a detectar e evitar acidentes com ciclistas que estejam em risco.

Jaguar_01

Bicicletas e motociclos são veículos que passam facilmente despercebidos devido às suas dimensões reduzidas, que muitas vezes ficam escondidos nos ângulos mortos. O Bike Sense é um sistema que recorre a um conjunto de sensores para identificar e prever potenciais situações de risco, e que usa sistemas curiosos para alertar os condutores de forma mais natural.

Por exemplo, o sistema é capaz de “dar um toque” nos ombros do condutor quando um destes veículos se aproxima da traseira do automóvel; e pode também iluminar os pilares e ombreira da porta com LEDs de modo alertar o condutor, e acompanhado por um alerta sonoro vindo do local correspondente, com um som de buzina de moto ou campainha de bicicleta. Para além de detectar estas situações em condução, o sistema também é capaz de detectar as situações de risco quando se está parado num passadeira, e até quando se pára o automóvel e se vai abrir a porta com um ciclista ou motociclista a aproximar-se (infelizmente, um caso comum e que pode ter consequências complicadas).

Por enquanto não passa de uma ideia que está a ser explorada… mas tal como se vão popularizando os carros que já têm alerta para automóveis nos ângulos mortos ao ultrapassar, e nos topos de gama já temos alguns com identificação de peões (e até animais), pode ser que isto até acabe por chegar ao mercado antes de se tornar desnecessário.

[youtube http://youtu.be/_rw3Cia9WZ0]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *