Toyota usa Oculus Rift para mostrar os efeitos de enviar SMS enquanto se conduz

Qualquer pessoas com mais de dois neurónios saberá a estupidez que é tentar enviar um SMS enquanto conduz; mas uma coisa é tentar fazer passar essa mensagem, outra é mostrar o que realmente significa. E no caso da Toyota, a solução passou por mostrar essa realidade… virtualmente.

Toyota_Rift_01

A Toyota recorreu aos Oculus Rift para uma acção de sensibilização e educação de condutores adolescentes chamada TeenDrive365, onde os adolescentes (e adultos) poderão sentir na pele o que é estar a conduzir e lidar com todo o tipo de distracções, desde SMS a amigos a falar nos bancos de trás.

Recorrendo-se à realidade virtual, a experiência torna-se muito mais marcante do que o recurso a vídeos publicitários (mesmo que sejam muito bem feitos, como é o caso deste da VW).

Resta-nos esperar que este tipo de iniciativas seja bem sucedida (ainda esta semana estive a milímetros de ver uma besta na estrada vir para cima de mim, por estar a remexer no porta-luvas enquanto conduzia – e mesmo depois de uma buzinadela de mais de 10 segundos que lhe mandei, lá continuou a ir ziguezagueando pela estrada, quase batendo em mais dois carros e por outra altura quase batendo nos rails. Inacreditável mesmo.) Mas isto é problema que imagino que só ficará corrigido quando se tirarem as pessoas do volante dos veículos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *