De Lisboa a Baku, em bicicleta

Ligar Lisboa a Baku, capital do Azerbaijão, em bicicleta, num trajecto de quase 7000 kms, é o objectivo de Jorge Cristóvão, ex-militar de 53 anos, que se lança a 10 de Abril no desafio “Lisboa2Baku”, apoiado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pelo BMW Group Portugal, como forma de homenagear os atletas portugueses que participam na 1ª edição dos Jogos Europeus, que decorrem em Junho nesta cidade do leste europeu.

Lisboa2Baku_01

Com chegada prevista para 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades, este apaixonado pelo ciclismo de aventura, tem como grande missão a entrega da bandeira nacional ao porta-estandarte da equipa olímpica portuguesa, para que esta seja utilizada na cerimónia de abertura destes Jogos, a 12 de Junho. Porém, para além do transporte da bandeira nacional de Lisboa a Baku, Jorge Cristóvão será ainda o portador de algumas mensagens de promoção da primeira edição dos Jogos Europeus. O ciclista de aventura irá levar consigo missivas do Presidente do Comité Olímpico de Portugal aos seus congéneres de vários Comités Olímpicos Europeus, nos países onde Jorge Cristóvão irá passar, assim como ao Presidente dos Comités Olímpicos Europeus, Patrick Hickey, aquando da sua passagem por Roma.

Lisboa2Baku_02

Fazem parte do seu roteiro passagens nos Comités Olímpicos de Espanha, França (delegação da Cote D’Azur), Mónaco, Itália, Grécia, Turquia, Geórgia e Azerbaijão. Momento alto será também a entrega de uma carta do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ao seu congénere de Baku, Hajibala Abutalybov. Ao longo dos cerca de 6800 kms, Jorge Cristovão passará em cidades como Madrid, Barcelona, Nice, Mónaco, Génova, Roma, Salónica, Istambul e Tblissi. Todo o percurso poderá ser seguido através do sítio oficial desta iniciativa (www.lisboa2baku.com).

Lisboa2Baku_03

O grande apoio nesta aventura será o equipamento cedido pela BMW Portugal, com destaque para a bicicleta elétrica BMW Cruise E-BIKE que permitirá maior conforto ao atleta e maximizar a distância percorrida, atingindo uma média de 100 a 120 km diários.

Lisboa2Baku_04

No próximo dia 10 de Abril terá lugar o momento simbólico em que Jorge Cristóvão receberá a Bandeira Nacional, assim como as cartas que irá entregar aos Presidentes dos Comités Olímpicos e ao Presidente da Câmara Municipal de Baku, que lhes serão entregues pelo Presidente do COP, José Manuel Constantino e pelo Presidente da CM Lisboa, António Costa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *