AVERT é um sistema robótico que pode mover carros estacionados

E se o processo de estacionar ou mover um carro não estivesse dependente das suas próprias capacidades (e limitações) de locomoção? É isso que os pequenos robots do AVERT resolvem, e que seriam bem úteis para nos poupar as preocupações de estacionamento em espaços limitados.

Avert_01

O AVERT (Autonomous Multi-Robot System for Vehicle Extraction and Transportation) seria bastante prático para permitir uma gestão mais eficiente do espaço nos parques de estacionamento, mas infelizmente a sua aplicação (por agora) está vocacionada para a área da segurança, em que seja necessário remover veículos suspeitos para locais onde possam ser inspeccionados sem causar danos.

O sistema consiste numa unidade central capaz de mapear o espaço em 3D e calcular as rotas necessárias para remover o veículo, mas quem faz o verdadeiro trabalho são as pequenas unidades robóticas que se “infiltram” debaixo do carro e podem levantá-lo suavemente para depois o transportarem para outro lado. Facilmente se imagina como isto seria útil para parques de estacionamento automatizados, onde bastasse deixar o carro à porta, e o sistema se encarregasse de o colocar no sítio certo – com a grande vantagem de poder arrumar os carros de forma mais compacta, pois não necessitaria de deixar espaço para que as pessoas entrassem/saíssem.

Avert_02

Por outro lado, não deixa de ser um pouco preocupante que um projecto que tanto promove o uso de alta tecnologia nem sequer saiba fazer uma página web decente – a sua página de galeria é daquelas que nos apresenta algumas dezenas de imagens… onde os thumbnails são as imagens originais com vários megabytes cada uma, resultando numa página web que ocupa mais de 70MB! (Sim, irrita-me profundamente este tipo de idiotices… grrrr…)

[youtube https://youtu.be/QXSJ7dprzf4]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *