Veículo modular da NASA é o carro ideal para estacionamentos difíceis

Se pensam que os automóveis têm evoluído muito nas últimas décadas, a verdade é que… não é bem assim. E se não concordam, basta olhar para este Modular Robotic Vehicle da NASA e para as suas capacidades.

NasaMRV_01

Este MRV é um veículo eléctrico e pode não ter o design mais atractivo do mercado, mas será difícil não se renderem ao que é capaz de fazer. Embora muitos automóveis modernos contem com sistemas de estacionamento automático, todos eles continuam a exigir que o espaço para estacionar tenha um generoso espaço livre para poderem fazer a manobra – coisa que este MRV dispensa.

NasaMRV_02

É que o MRV recorre a um sistema onde cada roda é um módulo independente, contendo o motor eléctrico e podendo rodar de forma independente de todas as outras. Isto permite que este carro possa movimentar-se em qualquer direcção que se deseje, ou até que rode sobre si próprio. Estacionar num local “à medida” é algo que implica fazer o carro deslizar para o carro pretendido – e mesmo que não se sentissem com capacidade de o fazer, poderiam pedir a alguém que o fizesse por vocês, pois o carro pode ser controlado remotamente por outro operador.

… Por muito esquisito que pareça neste momento, podemos estar a olhar para a base dos carros autónomos do futuro, particularmente para os que tiverem que circular nos centros urbanos onde a mobilidade será essencial.

[youtube https://youtu.be/f-VUHdmjytM]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *