Carros do Google Street View vão monitorizar qualidade do ar

googlemaps

Os carros do Google Street View já recolhem uma quantidade considerável de informação por onde passam, mas em breve passarão a recolher ainda mais, graças a novos sensores que lhes permitiram monitorizar a qualidade do ar.

O Google fez uma parceria com a Aclima, uma empresa especializada na produção de sensores ambientais, cujos produtos serão postos em uso na frota de carros do Google Street View. Assim, para além de tudo o que já faziam, os carros permitem também criar um registo geo-espacial e temporal da qualidade do ar, medindo os nível de monóxido de carbono, metano, e outros compostos perigosos, para além de outros parâmetros.

Eventualmente, será de esperar que estes dados venham a ser disponibilizados pelo Google, permitindo criar uma mapa ambiental das nossas cidades, e ajudando a identificar potenciais pontos problemáticos que necessitem de intervenção urgente.

Num futuro em que o transporte seja maioritariamente realizado por frotas de veículos autónomos, do Google, Uber, Apple, Samsung (e sabe-se lá quem mais), será fácil antever que cada um destes veículos se torne numa verdadeira estação móvel equipada com todo o tipo de sensores avançados e que permitirá obter todo um conjunto de informação em tempo real que desafiará a imaginação. Com um número suficiente destes carros a circular nas estradas, será até possível recriar em 3D qualquer ponto da cidade em qualquer momento do tempo, podendo até permitir seguir qualquer pessoa “virtualmente” (o que embora seja interessante tecnicamente, será sem dúvida um pesadelo para os defensores do direito à privacidade! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *