Como um helicóptero aterra em segurança mesmo sem motor

Os helicópteros são máquinas fascinantes, capazes de realizar manobras que nenhuma outra aeronave é capaz de fazer; e que contam também com uma enorme vantagem em termos de segurança: a capacidade de aterrarem em relativa segurança, mesmo que fiquem sem motor.

heli

À primeira vista, poderia pensar-se que um helicóptero sem motor se tornaria num “calhau”, caindo imediatamente em direcção ao solo (na verdade era isso que acontecia originalmente, quando as suas hélices estavam ligadas directamente ao motor, bloqueando quando este parava). Felizmente, depressa se adoptou um sistema de embraiagem que permite que as hélices continuem a girar mesmo quando o motor pára por qualquer motivo, e graças a essa pequena diferença, os helicópteros ganham essa capacidade de aterrar em segurança.

O “truque” consiste em fazer com que o helicóptero desça num ângulo e velocidade que faça com que o movimento do ar mantenha rotação suficiente na sua hélice, para depois, perto do solo, se usar esse energia acumulada para abrandar a queda. Se a manobra for bem efectuada, parecerá uma aterragem perfeitamente normal e sem sobressaltos – como se pode ver no vídeo que se segue.

De certa forma, poderão considerar o equivalente ao modo de funcionamento dos autogiros, que também contam com uma hélice no topo, mas que não está ligada ao motor, e que usa o movimento do ar para girar e gerar a sustentação necessária (o motor está ligado apenas à hélice traseira/frontal).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *