BMWs vão mostrar o tempo para mudança de sinal nos semáforos

Não há nada mais frustrante do que apanhar uma série de semáforos a ficarem sempre vermelhos quando nos aproximámos. Para quem tiver um BMW, isso poderá em breve ser minimizado graças uma parceria que permitirá ver o tempo que falta para a mudança do sinal.

BMW_Enlighten_01

Num futuro perfeito, os semáforos serão sinal de uma relíquia desnecessária do passado, com todo o trânsito de veículos sem condutor a fluir de forma mais eficiente possível, mesmo através de cruzamentos. Mas, até que isso aconteça, bem que agradecemos todas as ajudas que puderem ir sendo dadas, como esta informação em tempo real sobre o estado dos semáforos.

O sistema da app EnLighten funciona interligando-se com as redes de gestão de semáforos de algumas cidades (infelizmente, não parece haver nenhuma cidade portuguesa contemplada), e apresentando o tempo que falta para que um semáforo fique verde ou vermelho, permitindo uma melhor gestão da forma de condução.

Há muito que digo que este tipo de informação deveria esta disponível e integrada com os sistemas de navegação. Quantas vezes não se poderiam poupar valiosos minutos ao optar por um caminho alternativo que evitasse semáforos com longos tempos de paragem? E isto não se deveria aplicar apenas aos semáforos, mas também às passagens de nível, que muitas vezes passam dezenas de minutos fechadas e onde potencialmente se justificaria dar uma volta mais longa, mas que nos faria chegar ao destino mais rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *