Land Rover cria sistema para ver através dos atrelados

Ter uma visão sobre tudo o que está à nossa volta é um dos elementos críticos para se circular em segurança, mas é difícil de conseguir quando se transportam atrelados que impedem a visão. Depois de nos ter mostrado um sistema para tornar a frente do carro transparente, a Land Rover mostra-nos outra solução – mais próxima de se tornar realidade – que permite tornar um atrelado transparente.

RangeRoverCargo_01

Ao contrário do que se poderia imaginar, o Cargo Sense não se limita a mostrar a imagem de uma câmara montada atrás do atrelado. O sistema utiliza essa câmara, mas combina-a com as imagens obtidas pelas restantes câmaras existentes no sistema de visão surround do veículo, permitindo criar uma imagem virtual, como se o atrelado fosse transparente e sem perder informação.

Para atrelados de transportes de animais (como cavalos) a Land Rover propõe também a utilização de um sistema sensível à pressão que permite aos condutores serem alertados no caso do animal se movimentar ou ficar agitado durante o transporte. Mesmo no caso do transporte de objectos, este sistema permitiria garantir uma distribuição da carga uniforme, assim como a queda de qualquer caixote ou objecto durante a viagem.

Por agora, o Cargo Sense não passa de um protótipo, mas não me parece que fosse difícil passá-lo à fase de produção (ao contrário do que acontecia com o sistema da frente do carro transparente).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *