Citroen E-Mehari chega na Primavera de 2016

Em Junho deste ano tinhamos dado conta da possibilidade da Citroen estar a preparar o regresso do mítico Mehari e agora surge a confirmação oficial: o novo E-Mehari chega na Primavera do próximo ano.

E-Mehari_01

O novo E-Mehari surge da parceria entre o Grupo Bolloré e a Citroen e será um cabriolet de 4 lugares, 100% eléctrico, com um estilo moderno e divertido. Tal como o Mehari lançado há quase 50 anos (foi em 1968), o E-Mehari é um modelo:

  • descapotável, com uma capa removível, que se fecha através de um sistema de oclusão lateral retráctil, com grandes janelas transparentes. O condutor  pode decidir conduzir com a capota aberta apenas à frente, atrás, nas laterais ou na sua totalidade
  • com 4 lugares reais, tendo um assento rebatível
  • equipado com um chassis elevado para uma condução em todos os tipos de terreno
  • construído por termoformação, recorrendo a um material plástico que não sofre efeitos da corrosão, não necessita de manutenção de pintura e é resistente a pequenos toques, fruto da sua elasticidade
  • fácil de utilizar, podendo ser lavado na totalidade, interior e exterior, com jactos de água

E-Mehari_02

O padrão das portas com as suas ranhuras relembra o Méhari original, tal como as ondulações da carroçaria, num piscar de olhos dos seus projectistas ao modelo original. Também as cores exteriores refletem as apresentadas no lançamento do Méhari original.

Embora simples e descontraído, o E-Mehari é um veículo tecnológico. Sendo 100% elétrico, integra a tecnologia de baterias do experiente Grupo Bolloré. Através de baterias LMP (Polímero de Lítio Metálico) permite-se uma maior autonomia e maior desempenho, fiabilidade e segurança. As baterias LMP distinguem-se pela sua elevada densidade de energia e segurança de utilização. São baterias secas (leia-se “muito sólidas”), o que confere ao modelo inúmeros benefícios, incluindo uma insensibilidade a variações climáticas. Permitem uma velocidade superior a 110 km/h e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano. Estas baterias recarregam-se completamente em 8 horas em 16A em instalações de recarga (terminais domésticos ou públicos do tipo Autolib) ou em 13 horas em tomadas domésticas de 10A.

E-Mehari_03

Produzido na fábrica de Rennes da PSA Peugeot Citroen, o E-Mehari será comercializado na Primavera de 2016 e exposto pela primeira vez, de 9 a 11 de Dezembro, na sede do Grupo PSA Peugeot Citroen, na Avenida da Grand Armée, em Paris, no Eco Driving Center, no quadro da COP 21.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *