BMW Next 100 reimagina o automóvel do próximo século

A BMW está a celebrar o seu primeiro centenário, e como prenda oferece-nos um protótipo que imagina como os carros poderão ser daqui por 100 anos.

BMWnext100_1

As coisas que podemos ver neste BMW Vision Next 100 dificilmente irão fazer parte de qualquer automóvel comercial durante os próximos anos – e podemos também criticar a BMW por, nalguns aspectos, se manter demasiado presa à tradição (como imaginar que daqui por 100 anos ainda seja permitido a um condutor humano conduzir um automóvel) – embora isso se possa desculpar face à tradição que a marca tem.

BMWnext100_2

Neste Next 100 encontramos todo o tipo de coisas futuristas, onde para além dos esperados modos de condução autónomo, em que o volante se retrai para o tablier, e modo manual onde a condução é assistida por todo o tipo de informações digitais sobrepostas no pára-brisas (que também pode servir de ecrã multimédia para ver filmes se decidirmos não conduzir), temos ainda coisas mais criativas, como o Alive Geometry, que utiliza centenas de pequenos triângulos móveis que criam uma superfície reactiva que permite informar o condutor de potenciais problemas de uma forma visual e física.

BMWnext100_3

No exterior, também o próprio corpo do automóvel adquire capacidades “transformáveis” que permitem acompanhar o movimento das rodas ao virar, mantendo a forma aerodinâmica. E não falta também um “assistente” que promete auxiliar o condutor em todo o tipo de tarefas, não só ajudando a decidir as melhores rotas e alertando-o para perigos na estrada, como também relembrando-o das compras que tem que fazer ao passar por determinados locais… e até reconhecendo pessoas por quem se passe na estrada.

BMWnext100_4Enfim… futurologia que irá certamente provocar algumas gargalhadas daqui por 100 anos, independentemente das coisas que se vierem (ou não) a tornar realidade.

 

https://youtu.be/mQZgxr7AiU4

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *