Nissan LEAF 30 kWh – já é possível ir de Lisboa ao Porto e regressar… por autoestrada

Ao volante do novo Nissan LEAF 30kWh, as duas maiores cidades do país estão agora à distância de… um carregamento rápido! E, não, não se trata de uma estimativa com base nos números de autonomia. Trata-se de uma conclusão com base numa experiência real, que pode ser realizada por qualquer proprietário ou futuro cliente do modelo zero emissões da Nissan dotado da nova bateria de 30kWh.

NissanLeafA1_a01

A autonomia passa assim, também, a ser um dos grandes trunfos do Nissan LEAF, que se torna no primeiro (e único) veículo 100% eléctrico acessível capaz de realizar esta viagem, parando uma única vez para uma carga rápida.

NissanLeafA1_a02

Imagine um dia profissional como muitos outros… Está em Lisboa e tem agendada uma reunião no Porto (ou vice-versa). Partiu de manhã e meteu-se a caminho pela A1. Pelo meio fez uma paragem para “reabastecer” e tomar um café. Uma vez no destino teve a reunião e, enquanto o encontro decorreu, o “reabastecimento” esteve a ser processado. Quando chegou a hora de regressar, voltou a tomar a A1. Nova paragem para descanso com “reabastecimento” e, ao final da tarde, chegou a Lisboa (ou ao Porto).

NissanLeafA1_a03

No fundo, uma viagem igual a tantas outras, mas esta com especificidades muito próprias: sem gasto de combustíveis fósseis, 100% amiga do ambiente e com viagem zero emissões.

Graças aos progressos tecnológicos da nova bateria de 30kWh desenvolvida pela Nissan, o LEAF, o automóvel eléctrico mais vendido em todo o mundo, torna-se uma solução cada vez mais racional (também) para percursos fora das cidades. Exemplo disso mesmo, a viagem de ida e volta, por autoestrada, entre as duas maiores cidades do país. A única condição é realizar um carregamento rápido na Estação de Serviço da GALP em Pombal.

NissanLeafA1_a04

Quem preferir optar por um ritmo mais elevado, pode sempre recorrer a um curto carregamento rápido na Estação de Serviço GALP de Aveiras. Mas, a verdade é que, com o Nissan LEAF 30kWh, que reivindica uma autonomia de 250 quilómetros (ciclo NEDC), passou a ser possível realizar a viagem entre Lisboa e Porto, ou Porto e Lisboa, num veículo eléctrico acessível.

São mais de 600 quilómetros percorridos, com uma única paragem em cada sentido, a uma velocidade entre os 95 e os 105 km/h e utilizando o perfil de itinerário mais penalizante para o automóvel eléctrico, a autoestrada, onde praticamente não existe regeneração de energia para recarregar a bateria.

NissanLeafA1_a06

No que diz respeito a consumos, o Nissan LEAF apresenta valores que rondam os €1,5 por cada 100km percorridos, o que se traduz em menos de €10 para uma viagem de ida e volta entre Lisboa e Porto; no entanto, o custo desta viagem acaba por ser ainda mais baixo, uma vez que a GALP disponibiliza energia eléctrica gratuita nos seus postos de carga rápida na A1 (Aveiras e Pombal) e ainda na A5 (Oeiras).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *