Condutor acusa Tesla de ter chocado sozinho num camião – Tesla responde mostrando os logs do que realmente aconteceu

À medida que os carros vão ficando mais digitais aumentam também as acusações de que o carro é culpado de algumas coisas estranhas. Foi o que aconteceu num incidente em que um Tesla chocou com um semi-reboque… mas que a Tesla prontamente esclareceu, com detalhe surpreendente.

teslacrash

O dono deste Tesla diz que estacionou o carro atrás do camião, e que quando regressou alguns minutos mais tarde descobriu que o carro tinha iniciado a marcha autonomamente e chocado com o camião. Uma situação que já faria prever um cenário aterrador, ao se imaginar que a qualquer momento um Tesla poderia decidir andar sozinho sem o condutor por perto… Mas em vez de estarmos perante uma cena que parecia inspirada no velho clássico Christine, a explicação parece ser bem mais simples e é dada pela própria Tesla.

O que este condutor se terá esquecido é que este carro, mais que qualquer outro, é um verdadeiro computador sobre rodas, e que regista tudo aquilo que é feito. Foi precisamente esse registo que a Tesla usou para demonstrar que foi o condutor que activou o modo de parqueamento autónomo, tendo ignorado todos os alertas que o carro deu.

Segundo esse registo, a Tesla informa que o foi condutor que activou funcionalidade com um duplo clique no selector de velocidades (recebendo um alerta visual e sonoro), e posteriormente soltado o pedal de travão (1 segundo depois) e saído do veículo (2 segundos depois), com o modo a entrar em acção 3 segundos mais tarde. Só cinco minutos mais tarde é que a porta voltou a ser aberta. A Tesla relembra também que o modo “summon” está em fase beta, e que os condutores têm que aceitar as condições de utilização que deixam bem explícito que os sensores podem não detectar todos os obstáculos e que deverão manter atenção permanente para interromper o processo a qualquer momento. Este condutor parece ter ignorado esta parte… e o resultado não deverá ficar barato.
Não invalidando que estes carros possam ter bugs desesperantes, há que ter em conta que também são uma autêntica caixa negra que regista tudo o que o é feito… e não me parece que demorará muito tempo para que, em caso de acidente, se utilizem estes dados para averiguar o que se terá passado. O que, posto de outra forma, é um verdadeiro incentivo para que se deseje que a condução fique completamente e 100% a cargo dos veículos, que assim podemos mesmo dizer que a culpa foi inteiramente deles. 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *