Solar Impulse completa viagem à volta do mundo usando apenas energia solar

Depois de mais de um ano e com alguns imprevistos pelo meio, o Solar Impulse conclui finalmente a sua viagem de volta ao mundo voando apenas à custa de energia solar.

SolarImpulse_01

Quando o Solar Impulse deu início à sua viagem em Março de 2015, seriam ainda muitos os que duvidavam de que o mesmo seria capaz de completar a volta ao mundo sem gastar uma gota de combustível, usando apenas o Sol como fonte de energia.

Felizmente, a maior parte dos percursos decorreram sem incidentes, sendo que o maior entrave aconteceu na travessia do Pacífico, onde as baterias ficaram danificadas e obrigaram a uma demorada operação de manutenção.

SolarImpulse_02

São problemas que em nada mancham o objectivo cumprido, com o regresso do Solar Impulse a Abu Dhabi, local de partida desta volta ao mundo, e que servirão de ensinamento para que o próximo avião solar seja ainda melhor.

Talvez um futuro em que também os aviões de transporte de mercadorias e pessoas possam voar usando apenas energias renováveis possa estar mais perto do que se pensa (e a aposta nos drones solares capazes de se manterem no ar por tempo ilimitado apenas servirá para acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.