Suspensão activa da Audi pode recuperar energia dos buracos

Na procura da eficiência todos os truques contam, e para a Audi isso passa por aproveitar a energia gerada pela suspensão e amortecedores sempre que se passe por um buraco.

audi-shocks-capture-energy

A ideia de recuperar energia nos veículos não é nada de novo – há anos que temos modelos que aproveitam o processo de travagem para gerar energia e recarregar as baterias – mas a Audi quer aplicar um sistema idêntico a algo que seria capaz de recuperar energia sem que fosse necessário travar: a suspensão.

Um novo sistema de suspensão electrónica activa não só conseguiria manter o nível de conforto na circulação, como seria capaz de gerar energia com o movimento do próprio veículo ao passar em buracos, depressões, ou simples mudanças de relevo. O sistema dispensaria o uso dos tradicionais conjuntos mola/amortecedor, permitindo uma mecânica bastante mais compacta e simples (que ficaria montada de forma horizontal), e segundos os testes da Audi em estradas alemãs, conseguiria gerar uma média de 100-150W.

Este valor oscila bastante dependendo do tipo de pavimento. Numa via rápida com piso de excelente qualidade o sistema consegue apenas recuperar 3W, mas numa estrada secundária esse valor subir para mais de 600W. Escusado será dizer que, cá por Portugal, este sistema seria certamente um sucesso, e não me parece ser difícil encontrar estradas onde facilmente se superasse os 1000W de energia gerada!

… Já estou a imaginar os condutores do futuro a pensarem: “deixa-me ir por aquela estrada esburacada, para conseguir recarregar a bateria!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *