Ford apresenta nova camuflagem para iludir as “fotos espia”

Se já alguma vez viram um carro coberto de remoinhos bizarros, padrões alucinantes, ou rabiscos loucos, então é provável que já tenham visto um novo protótipo “top secret” revestido com uma camuflagem autocolante especial.

Honey, Where’d You Park The Car? How an Optical Illusion Helps

Projectado para enganar os espiões da indústria que esperam ter um vislumbre dos novos carros em testes nas estradas públicas, esses designs criam uma ilusão de óptica, que torna extremamente difícil para os olhos concentrarem-se nas formas do veículo.

A última camuflagem 3D “Brick” da Ford, em parte inspirada pelas populares ilusões disponíveis online, usa milhares de cilindros pretos, cinzentos e brancos, aparentemente colocados aleatoriamente num padrão cruzado caótico, tornando especialmente difícil discernir novas características exteriores sob a luz do sol, seja visto pessoalmente ou nos milhões de fotografias que são colocadas na internet.

Os novos veículos são testados nas estradas públicas como parte de um rigoroso processo de desenvolvimento. Cada nova camuflagem leva cerca de dois meses a desenvolver e é depois impressa em autocolante de vinil superleve, mais fino que o cabelo humano e que é aplicado em exclusivo em cada veículo. O desenho da camuflagem é primeiramente testado nos centros de testes da Ford para assegurar que o trabalho de camuflagem faz a sua função.

Concebido para resistir a temperaturas extremas, a camuflagem da Ford confunde-se com os ambientes de inverno na Europa, ao passo que na Austrália e América do Sul são usadas cores de areia.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *