Kit de condução autónoma de George Hotz chega este ano

Adicionar as capacidades de condução autónoma de um Tesla a qualquer (*) automóvel pode estar a apenas $999 de distância e ser feito ainda este ano, pois George Hotz parece estar mesmo prestes a cumprir a sua promessa de fazer chegar o seu kit Comma One ao mercado em breve.

comma-one

George Hotz pode ainda ser associado ao unlock dos iPhones e ao crackanço da PS3, mas este ano está a dar que falar devido à criação de um kit de condução autónomo que já o fez entrar em guerra aberta com Elon Musk.

Por apenas 999 dólares, o Comma One promete adicionar a capacidade de condução autónoma a praticamente qualquer automóvel recente (* – desde que tenha volante eléctrico e esteja equipado com radar, o que já reduzirá imensamente a quantidade de veículos compatíveis), recorrendo a um módulo com câmaras que se encarregará de dar visão ao automóvel e permitir que um sistema de inteligência artificial controlo o automóvel de forma idêntica à de um condutor humano.

É um projecto ambicioso, e cuja velocidade de desenvolvimento e chegada ao mercado certamente estará a preocupar/embaraçar muitas grandes empresas que trabalham nisto há anos (décadas?) e que ainda não têm qualquer plano de fazer chegar qualquer produto em concreto ao mercado. Claro que com toda esta velocidade, George Hotz também se arrisca a enfrentar problemas complicados, bastando um acidente causado pelo sistema para que o mesmo seja imediatamente trucidado pelos seus concorrentes, que se apressarão a assinalar a sua falta de capacidade e os riscos de fazer as coisas de forma apressada.

Mas, esperemos que tal não suceda, e que ao invés disso venha contribuir para fazer chegar os sistemas de condução autónoma ao mercado, a preços acessíveis. (Só de pensar que algumas marcas cobram mais de $1000 para ter algo como câmaras na traseira para facilitar o estacionamento…)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *