Como funcionam os espelhos anti-encandeamento?

Os automóveis mais modernos vêm equipados com espelhos retrovisores com sistema anti-encandeamento electrónico, e hoje vamos ver como é que isso funciona.

Os espelhos retrovisores são essenciais para se conduzir em segurança, mas quando a noite chega tornam-se num incómodo ao reflectir os faróis dos carros directamente para os olhos do condutor. Durante anos, esse problema foi resolvido com de forma mecânica, com uma patilha que mudava o ângulo do espelho de forma a se reflectir apenas uma reduzida fracção da luz; com o inconveniente que também reduzia aquilo que se desejava ver. Mais recentemente, os espelhos recorrem a um sistema com sensores de luminosidade e a capacidade de escurecerem o espelho apenas quando é necessário, maximizando as condições de segurança.

… Lá chegará o dia em que se tornarão desnecessários, quando os automóveis vierem com radares e LIDAR que mantêm uma visão atenta e contínua em 360º… Até lá, podem espreitar o seguinte vídeo que revela em detalhe como funcionam estes espelhos que evitam o encandeamento de forma mais inteligente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *