Veículos autónomos começam a ser testados em Portugal já no próximo ano

Os primeiros testes com veículos autónomos em Portugal vão começar em Outubro de 2018 num pequeno percurso A9, também conhecida como Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL).

A par com Madrid e Paris, a capital portuguesa será palco de testes do projecto AUTOCITS, apresentado na passada semana em Oeiras pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pela empresa tecnológica espanhola Indra.

Segundo Cristiano Premebida, do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Coimbra, os testes vão decorrer em locais já determinados numa faixa de sete quilómetros entre a Avenida Marginal e o cruzamento da A9/CREL com a A16. Os testes decorrerão em “corredores de segurança”, acompanhados por autoridades policiais, e sempre em carros com condutores a bordo.

Cristiano Premebida disse ainda que “Esperamos não ter muita interferência com outros condutores, está provado que mudam o comportamento quando percebem que estão na presença de um veículo completamente automatizado, ficam nervosos, por exemplo”.

Em simultâneo com estes testes na CREL, a equipa multinacional vai ensaiar veículos sem condutor a fazer serviço de vaivém entre o parque de estacionamento e vários edifícios do complexo do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, num percurso de cerca de 500 metros.

Ao longo dos percursos, serão instaladas estações de sensores e transmissão de dados de que depende o sistema de veículos sem condutor para funcionarem em segurança.

Obstáculos na estrada, vários tipos de condições meteorológicas, veículos avariados, manutenção a decorrer, veículos em marcha lenta são cenários que serão testados e que tornam essencial a comunicação entre todos os componentes do sistema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *