Táxis autónomos voadores da Airbus já voam

Já se sabia que a Airbus estava a trabalhar no desenvolvimento de táxis autónomos voadores, e agora anunciou que um dos seus primeiros veículos de teste em escala real fez a primeira descolagem e aterragem vertical com sucesso.

Embora o primeiro voo de teste estivesse originalmente planeado para o final de 2017, a Airbus pode orgulhar-se deste seu projecto Vahana não ter “derrapado”, com o primeiro voo de teste a ter sido realizado com sucesso a 31 de Janeiro, comprovando a capacidade do veículos levantar e aterrar em modo vertical, tal como pretendido.

A aeronave tem um comprimento de 5,7 metros e largura de 6,2 metros, tendo uma altura de 2,8 metros e peso de 745 quilos. Este primeiro voo de teste foi bastante modesto, tendo durado apenas 53 segundos, durante os quais a aeronave descolou e se elevou até 5 metros de altura, para de seguida aterrar suavemente. Mas, é um passo importante – e que felizmente decorreu sem incidentes – e que permite que o projecto avance para as fases seguintes, como a parte da transição para o voo horizontal (e posterior regresso ao voo vertical).

… Outro dos passos importante será também o primeiro voo com um passageiro a bordo, já que de momento apenas se tem testado a aeronave sem ninguém no interior (compreensivelmente). Vamos ver até que ponto estes veículos voadores serão capazes de transformar os transportes na nossa sociedade… ou se se destinam a ser algo reservado a um pequeno nicho com dinheiro suficiente para se elevarem sobre os problemas “terrestres”.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *