Momentus vai testar novo sistema de propulsão espacial com água

O problema das viagens espaciais é a de não ser nada fácil ter que carregar o combustível connosco, mas a Momentus espera dar um passo em frente nessa área com um novo sistema de propulsão que usa água como combustível.

Usar combustíveis químicos clássicos complica a vida caso se pretenda um sistema que possa ser facilmente reabastecido noutro planeta; e os sistemas de propulsão iónicos são ainda demasiado fracos para satisfazerem os requisitos da maioria das missões. O sistema da Momentus é uma alternativa que usa água como combustível e que o seu criador diz ter uma eficiência superior à dos combustíveis químicos tradicionais.

O sistema irá ser posto à prova num micro-satélite que deverá ser lançado no início do próximo ano, e caso demonstre ser tão bom como anuncia, certamente não irão faltar interessados.

Depois, é apenas uma questão de ir replicando o processo em escalas cada vez maiores, sendo que a empresa já tem planos para criar um sistema capaz de produzir mais de 10kW de potência e com impulsos de mais de 900 segundos, que supostamente seriam capazes de lançar missões até ao espaço profundo, para exploração de asteróides ou outras coisas.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *