Renault EZ-ULTIMO: um veículo-robot para mobilidade de luxo

Depois do EZ-PRO, eis que a Renault apresentou mais um protótipo de veículo-robot, o EZ-ULTIMO, um modelo destinado a proporcionar uma mobilidade de luxo.

O Renault EZ-ULTIMO é um veículo-robot autónomo, conectado e totalmente eléctrico, que foi pensado para ser proposto, tanto como um serviço para um determinado trajecto ou um circuito, como para um aluguer ao dia, podendo ser proposto por empresas especializadas, como hotéis de luxo ou companhias aéreas, de forma a oferecer aos clientes uma experiência de viagem inesquecível e totalmente exclusiva.

O Renault EZ-ULTIMO está dotado de capacidade de condução autónoma de nível 4, dos cinco definidos pela SAE International, ou seja, consegue gerir a distância que o separa do veículo que circula à sua frente, manter-se na respectiva via, mudar de via (para ultrapassar, por exemplo) e virar num cruzamento. Está igualmente apto a colocar-se em modo de segurança, pelos próprios meios, ou graças à conectividade, através de um centro de supervisão, caso ocorra um incidente excepcional no seu espaço de interacção.

No entanto, para ser capaz de circular em cidade e também em ambiente extra-urbano, o EZ-ULTIMO necessita de duas condições principais:

  • a zona de circulação deve estar claramente definida e cartografada em alta definição, para que o veículo disponha de informações totalmente fiáveis sobre a posição exacta na estrada
  • o veículo deve estar conectado às infraestruturas rodoviárias (semáforos, cruzamentos, eventuais portagens, etc.) para que o respectivo sistema autónomo possa antecipar os eventuais pontos problemáticos ou obstáculos temporários existentes no percurso

Qualquer que seja o meio envolvente, estão sempre activos os mesmos sensores: radares, lidars, câmaras e ultrassons. São as definições dos softwares que tratam e analisam os dados recolhidos pelos sensores, que diferem consoante o veículo circule na cidade ou em zona extra-urbana. Estas definições mudam, automaticamente, quando o veículo detecta um novo meio envolvente.

O Renault EZ-ULTIMO tem capacidade para transportas até 3 passageiros, que terão direito a usufruir de um habitáculo construído com materiais de luxo, como madeira, mármore e couro. O espaço interior é 100% privativo e assume-se como uma espécie de sala de estar de primeira classe.

A experiência topo de gama vivida com o Renault EZ-ULTIMO começa logo na fase de reserva, graças à interface e aos serviços de assistência exclusivos, disponíveis através da app para smartphone e tablet dedicada ao EZ-ULTIMO.

O acolhimento do Renault EZ-ULTIMO facilita a vida aos clientes, com a porta lateral a abrir-se como se fosse manobrada por um mordomo virtual, enquanto a parte superior vidrada se levanta como a asa de uma borboleta. O acolhimento torna-se ainda mais agradável, graças à poltrona rotativa que se desloca até ao passageiro para lhe permitir sentar-se facilmente. Como derradeiro requinte, surge no piso, em frente da porta, uma marcação luminosa de boas-vindas aos passageiros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *