Elon Musk mostra Starship e Crew Dragon da SpaceX

Faltam cerca de três meses para a SpaceX lançar a versão em tamanho reduzido da sua Starship, com a qual espera levar colonos para Marte, e Elon Musk está bastante orgulhoso de como a coisa está a progredir.

Elon Musk partilhou uma imagem de como irá ficar esta Starship, e que não consegue evitar um sorriso de todos os que acompanharam bandas desenhadas e filmes sci-fi do meado do século passado. É que este evoluído foguete e nave espacial parecem replicar na perfeição o estilo de veículos espaciais que se via nessas histórias.

Para que não haja dúvidas de que este foguete é mesmo real, também temos fotos que mostram como a montagem do Starship está a decorrer – sem qualquer recurso ao Photoshop.

Por mais impressionante que seja, importa relembrar que a versão final do Starship será substancialmente maior. E Elon Musk refere também que a versão definitiva irá ter janelas, coisa que falta neste modelo de teste (pergunto-me se não seria mais seguro e eficiente usar “janelas virtuais”, com ecrãs no interior e câmaras no exterior – e talvez apenas uma ou outra janela para observações em caso de emergência).

Regressando ao imediato, Elon Musk partilhou também imagens do novo corredor de acesso à cápsula Crew Dragon montada num Falcon 9, e que também está prestes a entrar na fase final de testes.

Já este mês (ou início de Fevereiro) será feito o último lançamento de teste sem tripulação, e se tudo correr bem, lá para Junho teremos o primeiro lançamento com astronautas a bordo – que será mais um marco importante para a SpaceX e para o acesso ao espaço: será a primeira vez que um astronauta chegará ao espaço a bordo de um foguete privado.

… E com direito a uma das habituais brincadeiras de Elon Musk: um pequeno painel à entrada da cápsula que replica os cartazes de “altura mínima admitida” para entrar nas diversas atracções nos parques de diversões.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *