Opportunity celebra 15 anos em Marte

A NASA entra em 2019 com a celebração do 15º aniversário do rover Opportunity em Marte, que foi para além de todas as expectativas e neste momento continua a tentar ser reactivado remotamente.

Inicialmente concebido para enfrentar uma missão de 90 dias e percorrer apenas mil metros em solo marciano, o Opportunity foi durando, e durando, e acumulou 15 anos de funcionamento e mais de 45 quilómetros percorridos.

Infelizmente, em Junho do ano passado sucumbiu à mega-tempestade de poeira que envolveu todo o planeta, impedindo que os seus painéis solares recebessem luz suficiente para recarregar as suas baterias e se manter em funcionamento. Embora a tempestade tenha passado, o Opportunity tem-se mantido incontactável (embora visível), supondo-se que o pó acumulado sobre os sensores esteja a impedir a acumulação de energia suficiente para retomar a actividade. No entanto, há ainda a esperança que o vento marciano possa limpar suficientemente os painéis solares e permitir a sua reactivação.

É nessa fase que se está agora, com os engenheiros da missão a enviarem comandos regularmente e aguardarem por algum sinal de vida deste rover que até essa tempestade tinha conseguido superar todas as adversidades encontradas ao longo dos seus 15 anos em Marte.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *