Nissan mostrou protótipo IMQ no Salão de Genebra

A Nissan revelou no Salão Automóvel de Genebra o protótipo IMQ, uma demonstração de tecnologia avançada e design que desvenda a direcção da próxima geração de crossovers.

O IMQ incorpora as mais recentes inovações que dão vida à Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca quanto ao futuro do transporte automóvel. No coração do IMQ encontra-se a próxima geração da tecnologia e-POWER, um sistema de accionamento de motor 100% eléctrico que proporciona uma aceleração instantânea e linear. Trata-se de um desenvolvimento aprofundado da tecnologia e-POWER disponível actualmente nos modelos Nissan Note e Serena. No IMQ, o sistema produz uma potência máxima de 250kW e 700Nm de binário.

Esta potência elevada é canalizada através de um novo sistema de tracção integral multi-motor, proporcionando o controlo preciso e independente de cada roda. A combinação de e-POWER e tracção integral (AWD) é ideal para condições de baixa aderência, tal como encontramos nas estradas alpinas cobertas de neve nos arredores de Genebra.

O IMQ está equipado com uma versão protótipo avançada do sistema de assistência ao condutor Nissan ProPILOT com capacidade de condução autónoma avançada. O modelo também inclui a tecnologia “Invisible-to-Visible” da Nissan, revelada em janeiro de 2019 no CES.

As dimensões do IMQ posicionam o veículo no centro do segmento C crossover europeu. A grelha funde-se verticalmente no capot e horizontalmente no para-choques dianteiro para criar curvas marcantes nas linhas exteriores. O capot possui recortes com pormenores cromados e o guarda-lamas ergue-se a partir das cavas das rodas e funde-se na secção central.

Na traseira, uma linha vertical desce do conjunto de luzes para afastar o ar à sua passagem pela lateral reforçando o desempenho aerodinâmico e o carácter do automóvel. A porta da bagageira em peça única funde-se nos guarda-lamas traseiros, replicando o design do capot.

O exterior é complementado por jantes de liga leve de 22″ com pneus personalizados Bridgestone Connect. Estes pneus “inteligentes” comunicam informação para o condutor através da interface gráfica de utilizador. Os dados transmitidos incluem carga dos pneus, pressão, temperatura, aderência, desgaste e estado geral do pneu. Isto ajuda o IMQ a calibrar automaticamente os seus sistemas de controlo para que funcionem de forma otimizada.

O familiar painel de instrumentos “asa deslizante” da Nissan domina a frente do habitáculo, com uma consola central que emerge a partir do piso e se estende desde os assentos dianteiros até à traseira.

Todo o interior do IMQ é focado no condutor. Isto é demonstrado pela interface gráfica de utilizador, dominada por um ecrã de 840 milímetros integrado no painel de instrumentos. É completamente preto – tal como um smartphone – quando desligado, mas quando ligado ganha vida para proporcionar dados sobre o e-POWER e outras informações sobre o veículo. A utilização das “lamellas” pretas é constantemente visível por detrás do ecrã.

Um ecrã secundário mais pequeno acima da consola central aloja o assistente pessoal virtual do IMQ. Intensifica a experiência de condução ao controlar as funções do veículo, tais como a navegação, em resposta às acções do condutor.

O volante tem um formato ergonómico para colocar o condutor numa posição descontraída e para maximizar a visibilidade do painel de instrumentos. Uma funcionalidade avançada tipo patilhas de mudanças de toque suave foi integrada na parte traseira do volante.

O IMQ está equipado com a tecnologia “Invisible-to-Visible” (I2V) da Nissan, uma interface 3-D que funde o “mundo real” com o mundo virtual e que ajuda os ocupantes do automóvel a verem o que de outra forma poderia permanecer invisível, conferindo confiança e emoção à experiência de condução.

A oportunidade de “ver o invisível” é permitida pela tecnologia Omni-sensing da Nissan que liga o IMQ a informação do mundo real proveniente de sensores no interior e no exterior do habitáculo, conjugando esta informação com dados do mundo virtual e apresentando estas informações ao condutor e passageiros criando uma experiência impressionante através da conjugação de realidades mistas.

O compromisso da Nissan para com um futuro autónomo, tal como estabelecido pela visão da Mobilidade Inteligente da Nissan, também está refletido no IMQ. O automóvel está equipado com um sistema protótipo de assistência avançada de condução ProPILOT que ajuda os condutores em ruas urbanas e autoestradas suburbanas. Isto é possível devido a um conjunto de sensores avançados, radares e câmaras localizados ao longo do automóvel que conseguem interpretar a estrada, o trânsito e os sinais de informação para uma condução suave e confiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *