Nissan testa tecnologia I2V recorrendo ao 5G

A Nissan e a NTT DOCOMO vão realizar testes em situação real da tecnologia Invisible-to-Visible (Invisível-para-Visível) da Nissan num veículo em movimento utilizando a conectividade de comunicações móveis de quinta geração da DOCOMO.

A tecnologia, revelada pela primeira vez no CES em Las Vegas, em Janeiro, está a ser testada na Grandrive, a pista de testes da Nissan em Yokosuka, Japão.

Invisible-to-Visible, ou I2V, é uma tecnologia futurística da Mobilidade Inteligente da Nissan que funde o mundo real com o mundo virtual. Ao combinar informações de sensores no exterior e no interior do veículo com dados provenientes da nuvem, a tecnologia ajuda o condutor a “ver o invisível”, como por exemplo, o que se encontra mais adiante na estrada, por detrás de um edifício ou após uma curva.

A I2V também liga condutores e passageiros ao Metaverse, um mundo virtual onde as pessoas podem interagir através de avatares. Familiares, amigos ou outras pessoas numa localização remota podem “aparecer” no interior do automóvel como avatares tridimensionais de realidade aumentada, para proporcionar companhia ou assistência.

Para o teste de campo, as empresas estão a utilizar a conectividade móvel 5G de alta velocidade, grande capacidade e baixa latência da DOCOMO para transmitir os dados dos avatares para o automóvel de testes e as visualizações da câmara interior do veículo em tempo real. O automóvel de testes é uma Nissan NV350 Caravan.

As empresas vão avaliar a forma como as pessoas no interior do automóvel e aquelas representadas por avatares sentem a presença uns dos outros através dos interfaces de utilizador. A funcionalidade das características de comunicação interactiva da I2V também vai ser avaliada.

A Nissan e a DOCOMO pretendem prosseguir com os seus testes em situação real e com a pesquisa no âmbito da tecnologia I2V e das suas aplicações, para proporcionarem aos clientes futuros experiências inovadoras de automóvel ligado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *